terça-feira, abril 3

Como foi a Edição de Março da INMWT “Party”?


Edição especial Curitiba X Londrina. Dia 23, foi no James (Curitiba). Dia 24, no Valentino (Londrina). A Edição daqui se repetiu lá. Os DJ’s foram Alexandre Dantas (James), Alexandre Heringer (Single Rock/Londrina), André Foca (Single Rock/Londrina), Cá Cardoso (INMWT), Denis Pedroso (INMWT), Marco Mazzarotto (INMWT).


Curitiba, bar James, 23 de Março



As expectativas, pra essa edição, eram duas. Uma: será que ao menos metade do público da edição anterior volta pra desse mês? Outra: será que vão gostar da diversidade que vamos apresentar hoje aqui?

Na Edição de Fevereiro, tivemos uma festa que surpreendeu pela quantidade de gente que passou pelo bar. Ela aconteceu logo após o Carnaval, portanto o público poderia estar cansado e sem grana. Mas a combinação disposição + calor + valor baixo trouxe mais de 400 pessoas ao James, naquele dia.

Eu, particularmente, não havia gostado muito do som daquela edição, em alguns poucos momentos, diga-se. E, a partir da semana seguinte à festa, eu, a Cá e o Marco decidimos apresentar uma diversidade sonora que fugisse um pouco do comum e apresentasse mais estilos juntos. Assim, deixamos de lado o que era mais pop e linear e preparamos sets mais variados e procurando torna-los dinâmicos.

O que rolou na Edição de Março, portanto?


Discotecagens


O Marco Mazzarotto apresentou um set voltado apenas pra nova música nacional, de Forgotten Boys, Mordida e Rock Rocket a Cansei e Ser Sexy, Bonde do Rolê e das Impostoras (com a ilustre visita do amigo Cello, que dançou com a gente ao som de sua própria música). A Cá Cardoso não deixou de tocar seu set de vocal feminino, mas trocou um pouco as guitarras pelos sintetizadores, foi de You Say Party!
We Say Die!, The Noisettes e Rogue Traders a 2khz, Cobra Killers e Ladyfuzz. Da minha parte, comecei com o vigor metal dos Wolfmother pra terminar 40min depois com o eletroclash das Chicks on Speed, mantendo quem dançou com guitarras e solos curtindo também batidas e bases eletrônicas.

De Londrina, André Foca trouxe uma mistura ousada (de um lado Rapture, do outro MSTKRFT), pecando um pouco na mixagem sim, mas segurando o clima, o qual esteve sempre muito em alta, e Alexandre Heringer experimentou aprimorar o seu set mais eletrônico, que ele havia discotecado aqui já em Outubro do ano passado. E o Alexandre Dantas apresentou o novo rock em grande estilo, como sempre.

E os duelos foram ótimos, a diversidade não se transformou em nenhum momento em bagunça e uma linha deu seqüência à outra sem quebrar o ritmo da noite. Foi, em minha opinião, melhor que a edição de Outubro, a qual já havia sido bem boa por apresentar estilos diferentes. Nessa, conseguimos misturá-los sem perder o embalo. Quando o conceito do projeto sai em alta assim, não tem como não estar boa a festa e o público sente isso, pois se diverte sem reservas ; )


Público



Pra nossa surpresa, a festa encheu de repente entre 23:30 e meia-noite. A partir daí, uma fila se iniciou lá fora e só acabou às 3 e tanto da manhã, quando por bem acabamos colocando quem ainda sobrevivia lá fora.

As filas têm se formado, mas, como já aconteceu na edição passada, são inevitáveis para o bem dos que lá dentro estão. Assim, mantemos a qualidade do ambiente, as pessoas podem transitar e dançar numa boa, sem dizer que o ar condicionado não vira refúgio, mantem o clima.

E, como aconteceu na edição passada, nenhum incidente ocorreu e todo mundo compreendeu a fila. Nenhum favorecimento também e tudo correu bem durante toda a noite. A qualidade do som do James é algo sensacional pra gente que discoteca e a estrutura do bar, toda à nossa disposição, é de se agradecer sempre. Isso nos permite realizar boas edições a um preço, convenhamos, muito baixo. Essa promoção tem contentado a todos. Vocês, por não saírem onerados e, nós, por poder recebê-los e apresentar bem nossos trabalhos.

Eu tive de desligar o som às 5:30 e acender as luzes, inevitavelmente. Eu mal fui ao 2º andar ver como estava a projeção, mas algumas pessoas vieram comentar sobre os novos clipes que projetamos. Até a próxima, que como sempre trará novidades e, ao menos, manterá a mesma qualidade.


Agradecimentos

A todos que têm acompanhado o projeto, os quais, já sabem, temos ótimas novidades pra Maio, hum. Ao bar James, que tem sido bem mais que um parceiro. Ao Alexandre Heringer e ao André Foca, que trouxeram seu melhor pra cá e se entrosaram bem com o público. Ao Alexandre Dantas, DJ residente do James e ao DJ Renan Mendes, que me ‘emprestou’ (bem baratinho ; ) um CDJ.


Londrina, bar Valentino, 24 de Março



Não sabíamos como seria, nesta 2ª edição. Pois estávamos tirando a banda e deixando a noite por conta apenas das discotecagens. E será que o público vai estranhar as músicas mais novas e a estrutura que montamos? É que eles costumam, aos sábados lá no Valentino, ter apenas um DJ a noite toda e a entrada com valor baixo, sem muitas luzes e danças coreografadas, no palco, às vezes atrapalhando a projeção ; ) Bom, nota-se que o público poderia ter estranhado e reclamado, pois os sábados no bar Valentino são bem diferentes do que com a INMWT se intrometendo neles. Mas...



Público

Mas, pelo que aconteceu, fica a impressão de que o estranhamento pode ter existido, só que virou boa aceitação e divertido. Não demorou e o ambiente já estava cheio. Nele, não apenas 5 DJ’s mandando música nova, também um telão imenso apresentando um vídeo estranho do Kasabian e as luzes frenéticas (a gente instalou uma nova iluminação para o dia).

Some às pessoas dançando o fato de não haver nenhum pedido por música mais antiga. Ressalto isso, porque assim medimos o quanto o público entendeu o conceito da festa e se joga dançar pra se divertir, que é o que importa.

Com o calor que fazia, nesse dia, não havia dado 23hrs ainda e a fila pra entrar chegava no meio do estacionamento. O Valentino tem um público amplo e presente, sempre está cheio. Com isso, não nos iludimos que aquilo tudo era comoção pela festa, claro. Lá dentro, há dois ambientes, no espaço que é destinado à festa cabem umas 400 pessoas, ao mesmo tempo. E ele se manteve repleto de gente dançando, desde cedo. Tivemos de desligar o som e acender as luzes às 5hrs em ponto, quando ainda tinha muita gente na pista, mas que é o horário em que o bar fecha.

Surpreendeu-nos, essa festa, pois o público compareceu e, mesmo a entrada custando R$ 7 a mais do que estão acostumados a pagar, nesse dia, ninguém deixou de ir ou reclamou. Pelo contrário, muita gente, como na edição anterior, nos parava para elogiar e agradecer até. A Cá, pelo que andei sabendo por aí, até fã clube formou lá. E nada tem a ver com homens, eram fãs legítimos ; )



Discotecagens

Em Londrina, fazemos um pouco diferente os sets, pois como a festa está em sua 2ª Edição apenas, o público ainda está se acostumando ao conceito do projeto. Portanto, algumas músicas que já deixaram de ser tocadas nas INMWT’s em Curitiba, lá rola. Porém, desta vez, o número foi bem menor. Guardada a proporção, o modo como os sets foram mixados teve muito a ver com a do dia anterior, em Curitiba.

O ponto alto da festa foram os duelos. Viraram disputas a sério e quem saiu favorecido foi o público, pois nessa hora os DJ’s costumam jogar suas melhores faixas um contra o outro e também costumam fazer coreografias e incentivar o público a torcer por eles. Acaba que a diversão se torna geral, com direito a DJ descendo dançar em meio à galera e fazer coro às músicas.

Algo que rolou e foi bacana, ainda mais sendo lá em Londrina, foi o duelo Rock X Eletrônico, faixa a faixa. Funcionou super bem, apesar da estranheza da sonoridade. E, o que é melhor de se notar é o público se divertindo sem preconceito e se entregando às músicas, sejam de que estilo forem. Sensacional isso.


Agradecimentos

Eu sempre me impressiono com Londrina, seja onde for. Desde que discotequei com o Xanão em festinha pequena lá, eu admiro a galera que se joga e se diverte sem preconceito. E olha que em Londrina a galera é mais braba. Mas, comigo, foi sempre bem divertido, a recepção sempre é ótima e os amigos de lá atenciosos. Uma pena que uma galera não pôde entrar na festa, devido à lotação cedo, mas pelo que ouvi dizer por aí novas edições estão por vir, se liguem e aguardem, muito em breve ; )


Vídeo – INMWT “Party”