quinta-feira, setembro 14

(The Gossip at the Wonder Ballroom in Portland, 27 January 2006)


The Gossip e “
Standing in the way of control

Pára tudo. Se não tiver, puxe já essa música. Eu espero...
Ok, dá play e ouça enquanto falo.

Aconteceu mais uma vez comigo, ontem. A adoração. Tu já teve disso, eu sei, todos já tivemos e sempre teremos. Comigo é quase sempre. Bom sinal, pois quer dizer que tem coisa boa "aos bastantes" por aí ; ) Semana passado foi “Cigarello”, dos The Fratellis. Já, nessa semana...

Eu ouvia o programa do Zane Lowe da Terça dia 12, na BBC, e de repente uma música me tira completamente o fôlego. “Standing in the way of control”. Thanks, Zane, again. Não era Wolfmother, Kooks, Macabees, nada disso que também tocou nesse dia. Peguei o tracklist (disponível sempre um dia depois) e me surpreendi: The Gossip.

Gossip is young + full of blood. Quer saber mais, por eles mesmos? We have existed for 5 years. We are a punk band consisting of 3. We are interested in art, change, the underground, dancing, fashion, punk history, crime and movements. We will never die. We are artists, poets, cooks, writers, feminisits, designers, musicians & djs. This is life dedication to action, passion & drive. We are from Arkansas (Beth & Brace) + Washington (Hannah). We have three full length albums ('Movement' + 'Thats not what i heard' + 'Standing in the way of control'), various 7"s & no pets among us. We have toured with Yeah Yeah Yeahs, Le Tigre, Erase Errata, John Spencer Blues Explosion, Stereo Total, White Stripes, Sonic Youth, Sleater Kinney, Har Mar Superstar, Les Georges Leningrad, The Kills, Tracy + the plastics & Glass Candy. We just recorded our new Lp "Standing in the way of control" with Guy Picciotto (hes in Fugazi & has recorded Blonde Redhead, Quixotic, The Crainium, Fugazi and lots of other good shit) & Ryan Hadlock at Bear Creek studios in Seattle (the Lionel Ritchie song 'Dancing on the ceiling' was also recorded there)."

Já havia ouvido sobre, mas nunca o álbum, sequer uma música. Pois essa me bastou e lá foi eu puxar esse terceiro álbum, produzido por Guy Picciotto (Quem?), e de mesmo título dessa música, lançado no começo do ano. São 10 faixas, com um bônus, dependendo da versão do álbum, um remix do Le Tigre da música em questão. O álbum é poderoso, mas menos que o som deles. Como isso? É que, como eles mesmos dizem, são cheios de juventude + sangue, certo? E, sabendo disso (claro eu estou supondo tudo isso e o que vem a seguir, dá licença?), procuraram diminuir o virtuosismo, caro às bandas novas tidas como boas pelos fãs, com uma consistência alcançada a custo de uma certa contenção. Um dos dedos de Picciotto? Não sei, apenas chuto a bola. Quem defende? No geral, e se tu ouve apenas esse álbum, acaba concluindo que eles são uma bela combinação (claro, se pensar como eu ;). Bela porque na medida da pretensão que existe entre uma faixa e outra e porque guitarra e bateria atribuem valor ao vocal de Beth Ditto, não disputam. É como cada um parece se encaixar pelo melhor da canção. Obrigado a eles, afinal, tem banda que esquece que entre os músicos há uma música, não apenas instrumentos com talento. No caso deles, há também uma vocalista de pulmões, puro fôlego e alcance sonoro (o que quero dizer com isso? Fuck, ouve lá). Ode à Beth, amei a voz dela e virei fã (ouça até onde ela pode chegar, em “Your Mangled Heart”, e também o quanto pode ser doce, em “Coal To Diamonds”).

Mas, para quem torce um pouco o nariz para as bandas da Kill Rock Stars e “ouviu por aí” uma comparação com Sleater-Kinney, que tal isto: “this trio isn't Sleater-Kinney, and doesn't really aspire to be. Instead, they're basic punk rock with bursts of something to say. You won't be giving this record to your little sister to turn her into a riot grrrl, but you might just keep it for yourself (Fonte).”
.

E para quem precisa de um parecer mais consistente que este meu aqui, então Rolling Stones: “Gossip's third album was partly produced by Fugazi's Guy Picciotto at the studio (Seattle's Bear Creek) where Lionel Richie recorded "Dancing on the Ceiling," which is all you really need to know about the band's new direction. Brace Paine's dirty guitar lines grind in the Olympia, Washington, tradition, and the addition of drumming powerhouse Hannah Blilie means the trio's unvarnished blues punk now strides confidently onto the disco tiles. The change suits Beth Ditto's Poly Styrene-meets-Patti LaBelle belting just fine, especially when the martial grind of "Keeping You Alive" explodes into a floor-filling chorus. At times they try to get over with passion in place of proper tunes (the leaden ballad "Coal to Diamonds"), but this is still a righteous, life-affirming ride (Fonte).”

Tu quer ouvir “Standing in the way of control” vendo o vídeo, clica aqui (se preferir, salve pra você clicando com o direito ;)


Se quiser conhecê-los um pouco mais intimamente, leia a interview.

Virou fã? Então: http://www.gossipyouth.net/

Enjoy!