terça-feira, fevereiro 20

90’s / 00´s
Nomes da década de 90 buscam novos rumos.

Parte 2 de 3

The Eraser: Thom Yorke


Produzido por Nigel Godrich [produtor do Radiohead desde 1995], com o encarte ilustrado por Stanley Donwood [responsável pela capa de todos os lançamentos do Radiohead desde 1994] e com o lançamento atrasado para coincidir com a turnê da banda [e assim evitar rumores de uma possível separação], The Eraser, o primeiro trabalho solo de Thom Yorke, está longe de ser um rompimento.


Musicalmente, é fácil identificar ao longo das 9 faixas do álbum vários elementos já exaustivamente explorados pela banda de Yorke: a visão de mundo cáustica, o vocal beirando o desespero, o abuso das dissonâncias e ruídos e a complexa estrutura ritimica e harmônica.

Porém, nem tudo é Radiohead. Desta fez Thom está sozinho com seu computador e seus instrumentos, não há nem músicos convidados. E isto reflete claramente nas canções. A linha vocal é sempre o principal o elemento, e a parte instrumental dificilmente compete com ela, como é tão comum no Radiohead. Outra implicação direta é a pequena amplitude de linhas em cada música, se limitando a 3 ou 4. Não aparecem aqui, em nenhum momento, a explosão de linhas instrumentrais e dubs comuns no trabalho da banda.

Mas a diferença crucial está no fato de que, mesmo mantendo vários elementos musicais da banda de rock Radiohead, este é um albúm guiado pelo conceitos da música eletrônica: batidas programadas, linhas de sintetizadores e minimalismo. Como o próprio Thom Yorke definiu "more beats and electronics".


As perguntas que ficam: E por que um álbum solo? Por que não assumir esse caminho eletrônico no trabalho da banda [que já havia flertado com o estilo em álbuns como Kid A]? Ou será este álbum apenas um laboratório para futuros sons do Radiohead?


EXTRAS

O encarte e o website promocional do álbum merecem destaque a parte.

O encarte é composto por 14 paíneis xilográficos de 70x140cm que fazem parte da série "London Views". Começaram a ser produzidos em 2005 sem o objetivo de acabarem no encarte de "The Eraser" e mostram uma Londres apocalíptica, com seus principais monumentos sendo tragados por enormes ondas.

No website, depois de penar muito procurando, é possível comprar cópias limitadas e numeradas das xilografias do encarte, explorar um arquivo com material relacionado ao álbum e baixar remixes de faixas [estes eu não encontrei ainda]. Além disso, existem fotos da "visita" da figura humana retratada no encarte aos momumentos famosos. Nas fotos é possível identificar que a figura foi transformada em um display com um fone de ouvidos, provavelmente para a audição das faixas álbum, como poder ser visto na foto abaixo.




ALBUM INFO:












1. The Eraser
2. Analyse
3. The Clock
4. Black Swan
5. Skip Divided
6. Atoms For Peace
7. And It Rained All Night
8. Harrowdown Hill
9. Cymbal Rush


Data de Lançamento: 11 de Junho de 2006
Produção: Nigel Godrich
Gravuras: Stanley Donwood
Label: Xl Recordings