Hoje, faça sol ou chuva, tempo bom ou ruim, não importa. A noite só tem a comemorar.
Especialmente convidados pra fazer um duelo de uma hora, na INMWT “Party” de Abril, Gil Riquerme e Renan Mendes têm trajetórias parecidas até certo ponto, quando cada um se diferencia trazendo bons avanços pra noite underground curitibana.
Ambos começaram em 2002 e, hoje, são ótimas referência locais nesse meio. E conheci a ambos, de vista, do mesmo modo: os vendo panfletando suas festas pelos bares da cidade.
Eu sempre admirei nos dois, antes de conhecê-los, pelo empenho e dedicação, não apenas com os projetos pessoais, mas com todo o circuito. E, isso, comprova-se através do trabalho realizado por eles desde 2002, trazendo a Curitiba destaques nacionais da música eletrônica e não poupando esforços pra oferecer projetos de festas bacanas e ousados.
Mas, quem são esses dois DJ’s que trazem uma dose eletrônica pra festa de hoje? Pra quem não os conhece ainda ou sabe pouco, um breve...
Back to back
Começo
Gil Riquerme (a.k.a. DJ All Starz) começou a discotecar porque não encontrava nenhum DJ com o perfil que ele desejava pra festa que iria lançar, a então (referência no sul do país) All Starz.
X
Renan Mendes se lançou no Cats Club, percorreu o circuito underground e criou, ao lado do DJ GEE X, a já bem conhecida Riffs & Beats.
Meio
Gil Riquerme já discotecou ao lado de nomes como Oscar Bueno, Bispo, Gláucia ++, Spavieri, Aninha, Raul Aguilera, Renato Ratier, Magal, Click, etc...
X
Renan mendes, por usa vez, de gente como Jota Wagner e Wander A, Mimi, Gil Bárbara, Marcos Morcerf, Rodrigo Moretti, Bruno Correia, Pil Marques, Magal, Martin Mcnulty, Rob Harrison, etc...
E Futuro
Gil Riquerme está lançando o projeto SLEG, festa que vem substituir a All Starz, também a EletroRockr no Wonka, além de uma parceria musical com o DJ Anaum, o The Twotones, um back to back repleto de sonoridades.
X
Renan Mendes, além de produzir a Riffs & Beats com o DJ GEE X, também com este organiza ainda os projetos Eletrochic e o recém lançado Klaxon (new rave party), o qual já trouxe a Curitiba a dupla Montage (de Recife), na 1ª edição, e o trio Digitaria (de belo horizonte), na 2ª.
Sonoridade
Gil Riquerme possui sets voltados ao electro, new electro, electro rock, disco punk com pitadas de minimal, house e afins.
X
Renan Mendes tem por base a fusão de estilos como electro, electro rock, house e electrohouse, minimal.
Meu depoimento...
Eu sempre encho o saco dos caras. “Pô, tu só tem esse CD riscado aí?” “Meo, troca de música, tá rolando a mesma há uns 20 minutos.” Mas foi ouvindo essas “músicas de 20 minutos” e dando sempre uma olhada no trabalho de mãos dos caras, na hora que estão discotecando, que aprendi a respeitar, hoje, não apenas o trabalho deles, mas de outros ótimos DJs de música eletrônica que temos por aqui, como o Anarco, o Gorky, o Hermes...
Tive o prazer de discotecar por quase 1 ano ao lado do DJ Hermes Pons (que tem 73 anos de discotecagem e hoje é residente no James, Vox e JPL). Com ele, aprendi a respeitar ainda mais todos esses caras e, também, fui descobrindo quais eram os “truques” dos DJs de eletrônica.
Hoje, não sei fazer nenhuma mágica, mas já arrisco tocar músicas de mais de 4 minutos ; ) Ouço The Knife, Hot Chip, Goldfrapp como fã. Fico de olho em gente como Armand Van Helden, Optimo, Simian Mobile Disco, Plump DJ’s... E já fui às live sessions do Shadow, 2ManyDjs, Erol Alkan, voltando de cara com a dinâmica sonora que os caras empregam numa apresentação. Tanto, que virei fã e passei a editar por culpa dos 2MDJs. E vejo o futuro da música nos mashups de Girl Tak (tá, nem tanto, nem tanto, é que me empolguei com essa história toda aqui).
O lance é que eu aprendi a ouvir, respeitar e gostar de música eletrônica, por conta desses cara aí, acima. E sem deixar de gostar de rock ou hip hop, não é incrível? Pois é. Pois é. (!) Isso tudo por ter ido a essas festas, por ter ouvido esse som e me jogado na pista pra entender como ele funciona. Sem rótulo, nem preconceito, pela música.
E, por isso, que a IN NEW MUSIC WE TRUST e o bar James abrem espaço, hoje, para um som que é uma síntese do que esses caras tocam em suas festas e sobre o qual têm amplo conhecimento. Electro Rock X New Rave. É uma ponte bacana entre o rock e o eletrônico, o que vamos ouvir e dançar, essa noite. Ponte que tem sido buscada e percorrida por músicos sem rótulo, gente de destaque aqui e fora.
E, claro, duelo de 1 hora será pouco. Por isso, desde já, deixo aí os links, pra tu ficar por dentro do que esses caras andam fazendo e descobrir mais a respeito desse meio. Nos vemos logo mais, à noite, na pista. Eles entram em cena das 2 ás 3hrs, mas a pista estará quente desde cedo.
Gil Riquerme
Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4630452886037346008
Sleg: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45659
X
Renan Mendes
Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16640288596102896725
Riffs & Beats: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3375493
Ps.: E acompanhem o Blog do Gil, sempre repleto de boas novidades.
<< Home