terça-feira, setembro 11

Como foi nossa “Party” de Agosto?
Que rolou dia 24, no James...



Bom, já está claro que a diferença e a diversidade têm sido o padrão de nossas festas. E este padrão, aliado ao objetivo de discotecar apenas músicas e bandas mais novas, é a força motora do projeto e tem sido a matriz dos eventos (seja “Party” ou “Ao vivo”). Nós temos obedecido à pluralidade, palavra que nos dá sentido e tem regido.

O ano tem dado razão, passada cada edição, ao meu deslumbre e contentamento explícito pelo que tem rolado nas festas do projeto. E, você, tem vivido ou visto isso, seja como for (prestigiando os eventos, participando na comunidade, visitando o site), e eu tenho certeza disso (porque possuo as estatísticas, haha). Portanto, vou deixar de comentar este fato, como faço a cada mês vindo aqui analisar o andamento do projeto, e dizer pra quem não foi como estava sexta-feira, dia 24 de agosto, no bar James.

22:00

Eu corria entre a gravação do DVD da edição e o bar, enquanto o (DJ) Renan aparecia pra instalar os CDJs e iniciar o lounge, discotecando já à partir das 22hrs. Atendendo aos chamados e aproveitando a promoção que rola desde o início do ano, o público chega cada vez mais cedo. Faz calor, nesse dia, as condições são as melhores...

23:00/00:00

O movimento já é grande, o set lounge que está rolando vai saindo de cena; o povo quer é se jogar na pista, está claro. Antecipando, portanto, meu set, já mudo as luzes, aumento o bpm e abro a pista (a qual já estava repleta, mesmo sendo apenas lounge). Discotequei de The Films a Digitalism, isso pode? Nas INMWT’s sim. Lembro (e tem no video isso) de passar os cdjs pra quando a faixa “Romantic Rights” do álbum de remixes do DFA 1979 mudava o tom.

01:00

A tem feito seu set de vocais femininos soar mais um entre os outros, apesar de não o ser. Durante uma hora tu só ouvir mulheres cantando? Tem sido isso e todo mundo tem aderido, pois ela vai do rock ao (um pouco) eletrônico sem perder o andamento. Mas, desta vez, não posso comentar muito, pois larguei a cabine nas mãos dela e do Marco (que fez a luz pra ela) e fui ao 2º andar...

Lá, rolava o DVD de Agosto, com vários clipes novos. (Pra setembro, prometo também vídeos das próprias festas, no DVD). No mais, clima de paquera e muita conversa, ali. Um detalhe que chamou muito a atenção: quanta gente do mesmo sexo se pegando. Tenho de falar, pois estava de surpreender. E olha que a gente está acostumado, mas desta vez bateu recorde, hahaha. Outro detalhe: povo muito bonito, há que de dizer.

02:00

Mal deu tempo de conversar com o Guga, ouvindo o final do set da , já subimos à cabine pra ele mostrar suas novidades mais dançantes e eu fazer a luz pra elas transitarem sem licença, na pista. Uma hora de muita coisa pouco conhecida, porém com um extremo bom gosto e noção de pista. Segunda vez que ele toca, no ano, e dá vontade de que ele toque toda vez. Quer saber um pouco mais, então dê uma sacada no set dele, pelo tópico na comunidade do Espécies do Rock, aqui.

Diversão à parte, o programa do Guga (Espécies do Rock, Lumen FM, 99.5 FM, aos sábado: 22hrs) merece atenção. Nele, o foco na diversão é obviamente subtraído e ele volta-se sobre a qualidade musical, seja divertida ou não. Cada coisa no seu lugar e cada lugar com destaque especial.


03:00

E lá vem o electro do DJ Renan Mendes, que desta vez tocou como DJ da festa, não apenas convidado, e levou aos ouvidos dos corpos na pista uma hora de eletrônico sem excessos. Pra satisfazer a todos os gostos, aos fôlegos de todos os vivos e aumentar a pluralidade da noite. Eu tive de ir lá tirar ele, pois o povo estava tão frenético, que o cara entrou na onda e não queria mais parar de tocar (com toda a razão. Mas, era o meu horário e eu também queria mandar ver, hahaha). Lá vem os...

04:00

Mashups, então. Ok! Abrindo com um Daft Punk versus The Killers e seguindo com a mistura, do pop chiclete com o rock mais pesado até o eletrônico menos pretensioso ao disco-punk mais conhecido. E por aí vai, surpreendendo os ouvidos menos atentos...


05:00

Ao final, se não fosse o bpm baixo, não tinha como fazer o povo sair da pista. Até então, as festas não tinham essa necessidade, pois o povo não costuma agüentar mais de 6 horas na pista, mas, desta vez, se fez necessário (parecia mês de férias, final do ano).

Chega esse horário, a gente diminui um pouco o ritmo não porque essa é a hora de acabar, mas porque até as 06hrs é o tempo que as pessoas vão, no caixa, calculando o saldo das bebidas misturadas ao som da pista. E, pelo que eu tenho visto, esse saldo tem sido só positivo pra todo mundo ; )



Até o dia 28 de Setembro, que tem edição especial de aniversário(s): da INMWT, da Cá Cardoso, do Luli Franco... Tem dúvidas de que estará divertida?